Histórico

       A Unidade Integrada Juscelino Kubitschek está localizada na Rua Dom moto esquina com a Rua Cafeteira no bairro Colégio Agrícola e foi criada por iniciativa do poder executivo municipal que vendo a necessidade de construir uma escola no bairro já citado devido à grande procura por vagas e salas superlotadas, conseguiu através do governo do Estado do Maranhão a construção da escola em 1998, com os recursos oriundos do Ministério da Educação, Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento e Tesouro Estadual, sendo inaugurada e começando suas atividades em 1999. 
     A princípio recebeu o nome de Unidade Integrada Antonio Alves Medeiros em homenagem a um dos munícipes do município de Buriticupu. A escola foi construída com seis salas de aula, uma sala de vídeo, uma sala para biblioteca, uma sala para informática, uma diretoria, uma secretaria, uma sala para professores, cozinha, departamento de material de limpeza, almoxarifado, banheiros masculino, feminino, banheiro de funcionários e banheiro para pessoas especiais. Em seu primeiro ano de vida atendeu a um quantitativo de 486 alunos distribuídos por 12 turmas das quais dez eram de Fundamenta Menor com 408 alunos e duas de Fundamental Maior com 78 alunos.
      No decorrer de suas atividades a escola Juscelino Kubitschek transformou a sala de vídeo, a sala reservada à biblioteca e a de informática em salas de aulas devido à grande procura por matrículas no Ensino Fundamental. Em 2000 o prédio escolar foi cedido no período vespertino e noturno para o Centro de Ensino Médio Edson Lobão, que desenvolveu suas atividades até o ano de 2002.
     No entanto somente em 2005, a escola foi regulamentada por intermédio da Lei municipal nº 0101/2005 que dispõe sobre a criação de escolas municipais e sua regulamentação junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). No mesmo ano a escola foi rebatizada através da Lei Municipal nº 0111/05 passando a atender pelo nome de Unidade Integrada Juscelino Kubitschek em homenagem ao Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek que governou o País de 1956-1961, prometendo desenvolver o país cinquenta anos em cinco anos de governo. Em 2008, a unidade escolar foi reconhecida pela Resolução nº 009/2008 do Conselho Municipal de Educação de Buriticupu (CMEB), facilitando desta forma a vida da comunidade escolar que em outros momentos tinham de deslocar-se até a Gerência de Educação Estadual em Açailândia a fim de autenticarem documentos escolares.
     Nossa Unidade de Ensino sempre tem participado das atividades desportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Buriticupu ganhando 41 troféus e 12 medalhas nos jogos escolares de Buriticupu, também tem participado ativamente das atividades cívicas e culturais como o desfile de Sete de Setembro e as festas juninas com a participação do “Boi Brilho do JK” além, de fazer-se presente na primeira Feira Estudantil das Escolas Públicas de Buriticupu organizada pela Secretaria de Educação no ano de 2006.
      Atualmente a escola atende de acordo com o censo escolar de 2010, um quantitativo de 1030 alunos distribuídos por 27 turmas sendo 18 de Ensino Fundamental Menor e 09 de Ensino Fundamental Maior, conta também com uma quadra esportiva e um enorme espaço interno com árvores frutíferas. Para atender esse quantitativo de alunos contamos com a colaboração de 49 profissionais dos quais são: 23 professores, 12 Agentes operacionais de serviços diversos (AOSD), 03 vigias, 05 auxiliares administrativos, 01 secretaria, 03 Agentes docentes e diretor geral e adjunto.
      Nesses quase 11 anos de funcionamento e prestação de serviços a escola Juscelino Kubitschek teve como gestores: Edilene Freitas Silva e Ronilson, Francisco de Assis de Oliveira, Leonice dos Santos Paiva, Diogênio Joaquim de Sousa e Wilson da Luz, Somália Cutrim e Wilson da Luz e atualmente João Batista Silva de Araújo e Lourival de Oliveira Santos.
      A clientela atendida pela Unidade Integrada Juscelino Kubitschek é formada em sua maioria por crianças e adolescentes pertencentes a famílias de baixo poder aquisitivo residentes nos bairros: Colégio Agrícola, Vila Primo, Vila Davi, Vila Isaias, vila Cajueiro e Vila dos Professores.